Como o universo vai envelhecer e morrer interessa muito aos cosmólogos hoje em dia.
O destino do universo é governado por um equilibrio entre duas forças: o empur
rão da expanção e o puxão da gravidade. Hoje sabemos que o universo se expande com a energia que ganhou no Big-Bang.
Debates sobre o futuro do universo costuma se centrar em: Big-Crunch; Big-Chill; Big-Chill modificado e Big-Rip.
..........................................................................................
Big-Crunch: A gravidade do universo é mais forte que a força exercida pelo Big-Bang, assim a expanção reduz-se, pára e se inverte. O universo fica mais denso e mais quente e se desintegra-se de volta numa singularidade.
........................................................................................................................
Big-Chill: A quantidade de materia é pequena demais para desacelerar a expanção até sustenta-la. O universo continua a se expandir, mas cada vez mais devagar. Galaxias desintegram-se, estrelas ficam escuras e por fim átomos decaem em suas particulas componentes.
........................................................................................................................
Big-Chill Modificado: Se a força da energia escura do universo nao se alterar, a taxa de expanção crescerá constantemente, superando o puxão da gravidade e afastando as galaxias uma das outras . Mas o destino final do universo seria ainda um Big-Chill.
.......................................................................................................................
Big-Rip: Se o efeito da expanção da energia escura continuar a crescer, em bilhões de anos poderia superar nao só a gravidade, mas também as forças entre os átomos e dentro deles. A materia se desagregaria em um Big-Rip cataclismico e o próprio tempo terminaria.